quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mestre Paulo Veneziano - Ensinamentos


Mestre Paulo Veneziano - Choan do 3º Raio

Chama rosa com centro de fogo branco

Qualidades: Amor, Criatividade e Beleza

Paolo Veronese, nome pelo qual ficou conhecido na sua última vida, quando foi pintor do Renascimento Italiano (1528-1588), expressou o dom do discernimento de espíritos na arte. Rompeu com a tradição na arte religiosa de fazer as figuras de Cristo e dos seus apóstolos rígidas e inalcançáveis. Foi um revolucionário espiritual que travou a sua batalha contra as forças da Antivida nas artes e que viu na beleza o mais poderoso catalizador para a iluminação. Através do seu discernimento e execução de delicadas tonalidades nas suas pinturas de Jesus, dos doze apóstolos e de várias figuras bíblicas e santos, ele produziu uma subtil mudança de atitude face ao sagrado. Nunca se tornou inrreverente, nem as suas figuras perderam a aura de santidade; no entanto, ao dotá-las de expressões vívidas e ao associá-las com lugares e coisas facilmente identificáveis, colocou-as ao alcance do homem comum.
Suas vidas, vividas como pessoas reais, tornaram-se uma meta à qual outros podiam aspirar. O Mestre transcendeu as formas destituídas de relevo, sem vida e austeras da arte medieval tradicional, criando novas cores e também fazendo contrastar as cores de forma nunca antes vista. Abandonou os tons sombrios e depressivos por matizes translúcidas que comunicavam luz e entusiasmo - numa quase intoxicação de cores intensas.

A festa na casa de Levi - Paolo Veronese

Experimentou, até aperfeiçoar, uma técnica de preparação de pigmentos para preservação da tinta, que nunca foi superada e as magníficas cores ainda hoje emanam das suas obras.

Tudo o que ele ensina como técnicas para a criação de beleza, simetria e formas pictóricas na matéria constitui simultaneamente o ritual e a meta do equilíbrio da Chama Trina - coração, cabeça e mão - e a manifestação das qualidades da chama tripartida da Liberdade, a flor-de-lis que é o sinete de todo o filho e filha de Sanat Kumara.

" A plenitude do amor não pode ser amor enquanto não se transforma em acção. 
A intenção de amor e a mera repetição de palavras pode ocupar a fantasia do indivíduo, mas o amor em acção é a medida de um coração unido com a mente e a alma".

O Mestre dedica-se ao ensino do aperfeçoamento da alma e ao desenvolvimento das faculdades intuitivas e criativas do coração.

" As pessoas têm um sentimento de falta de valor e creêm que só uns poucos são capazes de inventar e criar, mas estou aqui para dizer-vos, que encerrado no coração de cada um de vós, existe uma idéia única de Amor que podeis expressar para benefício do vosso próximo e progresso da cultura da Mãe Divina. 
Talvez seja uma invensão, talvez um poema, talvez um desenho geométrico, mas é um dom que somente vós podeis expressar. 
Infelizmente, muitos de vós têm mantido esse dom encerrado no vosso coração durante muitas encarnações, simplesmente porque ninguém vos disse que podíeis manifestá-lo, que podíeis expressá-lo, que sois seres de suprema criatividade..."

"Que cada um considere então, começar a subir a escada do Amor e apreciar cada degrau ascendente. Que depois de cada passo haja um saborear e um momento de repouso. 
Não pulemos degraus nem saltemos com o orgulho de quem consegue subir como uma cabra montesa ou uma leoa. Compreendamos que cada degrau contém os ângulos justos e a matemática da vida; e quando tiver subido cinquenta degraus, o indivíduo precisará da resistência adquirida no segundo degrau da vida. Assim, não descuidemos destas lições.
Infelizmente, amados, quase sem exceção haveis saltado um ou dois degraus aqui e ali, em encarnações passadas. É por isso que por vezes fazeis coisas que vos causam tanto remorso no coração, quando lágrimas escorrem pela vossa face e percebeis a palavra que vos escapou dos lábios ou o sentimento ríspido que feriu o outro. 
Gostaríeis de cancelá-lo e dizeis: 'Como pude fazer algo que tão fácilmente feriu outrem?'.
Bem meus amados, tende compaixão da vossa alma e corrigi-vos. Foi por causa de um degrau saltado. Assim, voltai atrás e aprendei a arte da paciência e o manejo do controle do movimento de forças no vosso ser. Não vos deixeis exaltar com informações súbitas que alguém possa trazer-vos sobre outrem, que podem ser ou não corretas, que podem ser exageradas ou distorcidas. Melhor será que segureis as rédeas da fúria emocional. 
Segurai-as e com sabedoria, considereis todos os factores envolvidos. E que só a palavra da Presença do Amor em vós seja a cura de qualquer situação."

Sermos co-criadores com o Amor é saber que a criação da Beleza sob qualquer forma é essencial para a nutrição e o desenvolvimento da Criança em todos nós e o amadurecimento da alma na senda da Ascensão.

Do livro Senhores dos Sete Raios- Mark L. Prophet e Elizabeth Clare Prophet

Artigo em construção, em breve veja aqui mais informação sobre este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário